23 setembro 2005

Estudos Espíritas

Estudos Espíritas
A Necessidade de Amai-vos e Instrui-vos

Homens fracos, que compreendeis as trevas das vossas inteligências, não afasteis o facho que a clemência divina vos coloca nas mãos para vos clarear o caminho e reconduzir-vos, filhos perdidos, ao regaço de vosso Pai.
Sinto-me por demais tomado de compaixão pelas vossas misérias, pela vossa fraqueza imensa, para deixar que estendas a mão socorredora aos infelizes transviados que, vendo o céu, caem nos abismos do erro. Crede, amai, meditai sobre as coisas que vos são reveladas; não mistureis o joio com a boa semente, as utopias com as verdades.
Espíritas! amai-vos, este o primeiro ensinamento; instrui-vos, este o segundo. No Cristianismo encontram-se todas as verdades; são de origem humana os erros que nele se enraizaram. Eis que do além-túmulo, que julgáveis o nada, vozes vos clamam: "Irmãos! Nada perece. Jesus Cristo é o vencedor do mal, sede os vencedores da impiedade. - O Espírito de Verdade. (Paris, 1860)”.[...]
Em verdade vos digo: os que carregam seus fardos e assistem os seus irmãos são bem-amados meus. Instruí-vos na preciosa doutrina que dissipa o erro das revoltas e vos mostra o sublime objetivo da provação humana. Assim como o vento varre a poeira, que também o sopro dos Espíritos dissipa os vossos despeitos contra os ricos do mundo, que são, não raro, muito miseráveis, porquanto se acham sujeitos as provas mais perigosas do que as vossas. Estou convosco e meu apóstolo vos instrui. Bebei na fonte viva do amor e preparai-vos, cativos da vida, a lançar-vos um dia, livres e alegres, no seio Daquele que vos criou fracos para vos tornar perfectíveis e que quer modeleis vós mesmos a vossa maleável argila, a fim de serdes os artífices da vossa imortalidade. - O Espírito de Verdade (Paris, 1861)." (Kardec, O Evangelho segundo o Espiritismo, 107. ed., p. 130-131).

Porque precisamos estudar ?

"[...] em qualquer setor de trabalho a ausência de estudo significa estagnação. Esse ou aquele cooperador que desistam de aprender, incorporando novos conhecimentos, condenam-se fatalmente às atividades de subnível [...]" (André Luiz, Nos domínios da mediunidade, 8. ed., p. 166).
"ESPIRITISMO E EDUCAÇÃO - Doutrina eminentemente racional, o Espiritismo dispõe de vigorosos recursos para a edificação do templo da educação, porquanto penetra nas raízes da vida, jornadeando com o espírito através dos tempos, de modo a elucidar recalques, neuroses, distonias que repontam desde os primeiros dias da conjuntura carnal, a se fizerem no carro somático para complexas provas ou expiações.
Considerando os fatores preponderantes como os secundários que atuam e desorganizam os implementos físicos e psíquicos, equaciona como problemas obsessivos às conjunturas em que padecem trânsfugas da responsabilidade, agora travestidos em roupagem nova, reencetando tarefas, repetindo experiências para a libertação.
A educação encontra no Espiritismo respostas precisas para melhor compreensão do educando e maior eficiência do educador no labor produtivo de ensinar a viver, oferecendo os instrumentos do conhecimento e da serenidade, da cultura e da experiência aos reiniciantes do sublime caminho redentor, através dos quais os tornam homens voltados para Deus, o bem e o próximo.”(Joanna de Angelis, Estudos espíritas, p.173)”.
- A alma humana poder-se-á elevar para Deus tão somente com o progresso moral sem os valores intelectivos?
- O sentimento e a sabedoria são as duas asas com que a alma se elevará para a perfeição infinita.
No círculo acanhado do orbe terrestre, ambos são classificados com adiantamento moral e adiantamento intelectual, mas, como estamos examinando os valores propriamente do mundo, em particular, devemos reconhecer que ambos são imprescindíveis ao progresso, sendo justo, porém, considerar a superioridade do primeiro sobre o segundo, porquanto a parte intelectual sem a moral pode oferecer numerosa perspectivas de queda, na repetição das experiências, enquanto que o avanço moral jamais será excessivo, representando o núcleo mais importante das energias evolutivas.

O que Estudar?

“No que diz respeito à Doutrina Espírita, cabe-nos a todos o dever de mergulhar o pensamento nas fontes lustrais do conhecimento, a fim de melhor entendermos os quesitos preciosos da existencia, simultaneamente, as leis preponderantes da Causalidade, de modo a podermos dirimir equívocos e dúvidas, colocando balizas demarcatorias no campo das conquistas pessoais, intransferíveis...”.

“Um quarto de hora, diariamente, dedicado ao estudo; Pequena página para reflexão, diuturnamente; Um conceito espírita como glossário para cada dia; Uma nótula retirada do contexto luminoso da Codificação para estruturar segurança em cada 24 horas; Uma noite por semana para o estudo espírita, no dia reservado ao Culto Evangélico do Lar, como currículo educativo; Uma pausa para a prece e singelo texto para vigilância espiritual, sempre que possível... Sim, todos podem realizar curso inadiável para promoção espiritual na escola terrestre. O estudo do Espiritismo, portanto, hoje como sempre é de imensurável significação. Estudar sempre e incessantemente a fim de amar com enobrecimento e liberdade”.(Joanna de Angelis, Celeiro de bênçãos, p. 33).

“Consagrar diariamente alguns minutos á leitura de obras edificantes, esquecendo os livros de natureza inferior, e preferindo, acima de tudo, os que, por alimento da própria alma, versem temas fundamentais da Doutrina Espírita”.

Luz ausente, treva presente.
Digerir primeiramente as obras fundamentais do Espiritismo, para entrar em seguida nos setores práticos, em particular no que diga respeito á mediunidade.

Teoria meditada, ação segura.
Disciplinar-se na leitura, no que concerne a horários e anotações, melhorando por si mesmo o próprio aproveitamento, não se cansando de repetir estudos para fixar o aprendizado.
Aprende mais, quem estuda melhor.”(André Luiz, Conduta Espírita, 15 ed., p.137-1 39)”.

O Estudo em grupo

“P - O estudo em grupo é hoje um método muito divulgado. Este método é vantajoso para o adolescente?”.
R - Tanto para os Jovens como para os adultos o estudo em grupo é o mais eficiente até porque nos não podemos esquecer que na base do Cristianismo, o próprio Jesus desistiu de agir sozinho, procurando agir em grupo. Ele reconheceu a sua missão divina, constituiu um grupo de doze companheiros para debater os assuntos relativos á doutrina salvadora do Cristianismo, que o Espiritismo hoje restaura, procurando imprimir naquelas mentes, vamos dizer, todo o programa que ainda hoje é programa para nossa vida, depois de quase vinte séculos. Programa de vivencia que nós estamos tentando conhecer e tanto quanto possível aplicar na Doutrina Espírita, no campo de nossas lides e lutas cotidianas.”(Emmanuel, A terra e o semeador, 6. ed., p. 80-81).

Aliar o estudo à prática

“Pelo menos uma vez por semana, cumprir o dever de dedicar-se á assistência, em favor dos irmãos menos felizes, visitando e distribuindo auxílios a enfermos e lares menos aquinhoados”.
Quem ajuda hoje, amanhã será ajudado. (André Luiz, Conduta espírita, 15. ed. P 53). =20 6 - Escola da alma
“[...] Estamos defrontados no Espiritismo por uma tarefa urgente: desentranhar o pensamento vivo de Allan Kardec dos princípios que lhe constituem a codificação doutrinaria, tanto quanto ele, Kardec, buscou desentranhar o pensamento vivo do Cristo dos ensinamentos contidos no Evangelho”.
Capacitemo-nos de que o estudo reclama esforço de equipe. E a vida em equipe é disciplina produtiva, com esquecimento de nos mesmos, em favor de todos.
Destacar a obra e olvidar-nos.
Compreender que realização e educação solicitam entendimento e apoio mútuo [...]
Somos trazidos á escola espírita, a fim de auxiliarmos e sermos auxiliados, no permute de experiências e na aquisição de conhecimento. [...].
Estudar para aprender. Aprender para trabalhar. Trabalhar para servir mais sempre.
Estude e viva.
Pense no valor de sua cooperação na melhoria e no engrandecimento da equipe de que participa, esteja ela constituída no templo doutrinário ou em seu culto doméstico de elevação espiritual.
Não esquecer que o seu auxílio ao grupo deve ser tão substancial e tão importante quanto o auxilio que o grupo está prestando a você.'' (Emmanuel e André Luiz, Estude e viva. 6. ed., p. 20-22).

O Estudo como propiciador da Reforma Íntima

"- Nenhuma tentativa para o reerguimento moral será eficiente se continuarmos presos á ignorância de nós mesmos! Será indispensável, primeiramente, averiguar quem somos, donde viemos e para onde iremos, a fim de que nos convençam do valor da nossa própria personalidade e a sua elevação nos dediquemos [...]." (Y A. Pereira, Memórias de um suicida, 18. ea., p. 468).

“Qual o meio pratico mais eficaz que tem o homem de se melhorar nesta vida e de resistir a atração do mal?”.
Um sábio da antiguidade vo-lo disse: "Conhece-te a ti mesmo".”(Kardec, O Livro dos Espíritos, 72. ed., perg. 919).

“Conhecemos toda a sabedoria desta máxima, porém há dificuldade precisamente em cada um conhecer-se a si mesmo. Qual o meio de consegui-lo?”.
“Fazei o que eu fazia, quando vivi na Terra: ao fim do dia. Interrogava a consciência, passava revista ao que fizera e perguntava a mim mesmo se não faltara a algum dever, se ninguém tivera motivo para de mim se queixar. Foi assim que cheguei a me conhecer e a ver o que em mim precisava de reforma. Aquele que, às noites, evocasse todas as ações que praticara durante o dia e inquirisse de si mesmo o bem e o mal que houvera feito, rogando a Deus e ao seu anjo de guarda esclarecessem, grande força adquiriria para se aperfeiçoar, porque, crede-me, Deus o assistiria. Dirigi, pois, a vos mesmos perguntas, interrogai-vos sobre o que tende feito e com que objetivo procedestes em tal ou tal circunstância, sobre se fizestes alguma coisa que, feita por outrem, censuraríeis, sobre se obrastes alguma ação que ousaríeis confessar. Perguntai ainda mais: Se aprouvesse a Deus chamar-me neste momento, teria que temer o olhar de alguém, ao entrar de novo no mundo dos Espíritos onde nada pode ser ocultado?"
“Aspiras a posse do conhecimento espírita evangélico?”.
Iniciemos o aprendizado pela reforma intima.
Disse Jesus: "O reino de Deus está dentro de vós"
Descobri-lo e estabelecer as vias de acesso para alcançá-lo depende de nós. (Emmanuel, No portal da luz, 3. ed., p. 15).

“Qual a maior necessidade do médium?”.
- A primeira necessidade do médium é evangelizar-se a si mesmo antes de se entregar às grandes tarefas doutrinarias, pois, de outro modo poderá esbarrar sempre com o fantasma do personalismo, em detrimento de sua missão.
Como iniciar o trabalho de iluminação da nossa própria alma?
- Esse esforço individual deve começar com o autodomínio, com a disciplina dos sentimentos egoísticos e inferiores, com o trabalho silencioso da criatura por exterminar as próprias paixões.”(Emmanuel, O consolador, 15. ed., perg. 387, 230)

“A AUTO-EDUCAÇÃO e’ um processo de busca da perfeição. Para nós, espíritas, não se trata de um processo ilusório, segundo aqueles que julgam ser inatingível a perfeição humana”.
Os espiritistas sabem que a perfeição, como a felicidade, não são para o nosso mundo. Mas sabem também, que não estaremos eternamente limitados às formas de vida da Terra. As vidas sucessivas são meios de aperfeiçoamento do Espírito, visando á libertação do ciclo das reencarnações.
A auto-educação, como empenho na afirmação de uma consciência sempre mais esclarecida e reta, corresponde ao esforço que o aprendiz emprega para melhorar-se e engrandecer-se espiritualmente
Ao exortar os seus discípulos a se tornarem perfeitos como o Pai Celestial, Jesus não exigia uma igualdade de perfeição com Deus. Indicava somente o dever do aperfeiçoamento, o caminho da evolução, ensino aplicável a todos nós, por extensão.
Hoje, sob a luz da Doutrina Espírita, a exortação do Mestre torna-se muito clara. O caminho para o Alto acha-se perfeitamente identificado pelos estudiosos com boa vontade.
Se não podemos atingir a perfeição relativa ao nosso Orbe em uma só vida teremos outras oportunidades. Nosso dever é o de aproveitar ao máximo cada encarnação.
A auto-educação é o meio para isso. O Consolador indica-nos as metas, caminhos, o programa a ser cumprido.
Deter-se na caminhada, perder tempo irrecuperável é retardamento da chegada, com mais trabalho, mais repetições, mais esforços, mais sofrimentos.


Fonte: http://www.espirito.org.br/portal/artigos/ednilsom-comunicacao/estudos-espiritas.html

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails