27 outubro 2012

Pensamento


Conceito de pensamento:
Fluxo de idéias, símbolos e associações.
Atividades mentais variadas, tais como raciocinar, resolver problemas e formar conceitos.
É a manifestação da Alma (mente).
Elementos do pensamento: raciocínio, memória,, imaginação, vontade e sentimento. Estes elementos consistem em agrupar e coordenar imagens, em lhes apreender as conexões constituídas, a fim de as retocar e agrupar em novas correlações mais ou menos originais ou completas, segundo a maior ou menor potência intelectual do indivíduo junto com a capacidade de percepção e comparação, promove a associação de idéias.

Mecanismo do pensamento:
O pensamento não é apenas algo subjetivo, é também matéria imponderável a se manifestar como energia: MATÉRIA MENTAL.
O pensamento sendo matéria, é formado por partículas, as quais chamaremos de partículas ou corpúsculos mentais, a se expressarem como ONDAS e FORMAS MENTAIS.
"Onde há pensamentos, há correntes mentais e onde há correntes mentais existe associação.
E toda associação é interdependência e influenciação recíproca" (André Luiz -'Domínios da Mediunidade).
Formas mentais ou de pensamentos são imagens que criamos em nossa tela mental.
Toda imagem gera associação de idéias.
Temos imagens visuais, auditivas, táteis, olfativas, gustativas, etc.
As ondas e imagens mentais criam um campo eletromagnético em tomo da individualidade, também chamado de aura ou halo vital, que exprime a natureza intima de cada ser.
"Assim é que o halo vital ou aura de cada criatura permanece tecido de correntes atômicas sutis dos pensamentos que lhe são próprios ou habituais dentro de normas que correspondem à lei dos "quanta de energia" e aos princípios da mecânica ondulatória, que lhes imprimem cor e freqüência peculiares."
"Essas forças, em constantes movimentos sincrônicos ou estado de agitação pelos impulsos de vontade, estabelecem para cada pessoa uma onda mental própria.' (André Luiz - Mecanismo da Mediunidade)


Intensidade e freqüência do pensamento:
"Quando freqüentemente repetida, a sensação adquire vivacidade excepcional, de modo a persistir por vezes longamente, depois de extinta a causa geradora" (Bozzano em Pensamento e Vontade).
"Essa corrente de partículas mentais se exterioriza de cada espírito com qualidade de indução mental, tanto maior quanto mais amplos se lhe evidenciam as faculdades de concentração e o teor de persistência no rumo dos objetos que demande." (André Luiz -Mecanismo da Mediunidade).
"Compreendemos assim que matéria mental é instrumento sutil da vontade, atuando nas formações da matéria física, gerando as motivações de prazer ou desgosto, alegria ou dor, otimismo ou desespero, que reduzem efetivamente a abstração, por representarem turbilhões de força em que a alma cria os seus próprios estados de mentação indutiva.

Cura pelo pensamento:
Existem razões para se admitir que no campo da atomologia deve centrar-se a causa e a cura das doenças e que o pensamento tem o duplo poder de deslocar ou de reajustar os elétrons em suas órbitas.
O pensamento, sendo uma forma de energia emitida pela alma, quando impregnado de emoções negativas (medo, ódio, inveja, maldade) pode causar o deslocamento dos elétrons de suas órbitas atômicas, causando o sofrimento, doença, fracasso.
Já o pensamento reto, positivo, sob a motivação da vontade e da determinação, através do querer, da prece e da fé, centrado na ação curativa, procede o reajustamento dos elétrons no alinhamento de maior potencial de suas ôrbitas atômicas, promovendo a saúde, o bem-estar, o sucesso, a cura quântica.
- A energia causadora de ambos os processos é a mesma. O que diferencia o pensamento negativo do positivo é a informação associada ao mesmo. Quando imantado por emoções negativas, desencadeia a desarmonia energética na estrutura das células e conseqüente ejeção dos elétrons das órbitas dos átomos que as constituem.
E quando o pensamento está impregnado de emoções positivas, produz a harmonização do sistema energético das células, e conseqüente recondução do seu estado mental.
Na atuação do pensamento para cura há participação do fluído magnético, disponível através dos seres humanos ou dos espíritos, com a diferença que os espíritos podem efetuar a cura diretamente ou através de um médium.
"Todas as curas desse gênero são variedades do magnetismo e só diferem pela intensidade e pela rapidez de ação." (Allan Kardec - A Gênese).
"O fluído magnético constitui por si emanação controlada de força mental sob a alavanca da vontade."(André Luiz - Evolução Em Dois Mundos).
E como a vontade acompanha sempre os pensamentos positivos, é natural que os mesmos estejam sempre impregnados de fluído magnético em abundância, proporcionando a realização das curas.
O ser humano pode atuar na matéria física do seu próprio corpo, ou (te outrem, através do fluído magnético que constitui a emanação de sua força mental que atua sob o impulso da vontade.
O pensamento é forma de energia utilizada pelo ser humano para obter a harmonia e o equilíbrio das células do organismo.
O poder de curar pelo pensamento depende da sua força de atuação energética, da vontade, da evolução espiritual e do interesse daquele que se propõe a realizar a cura, sendo tanto mais eficaz quanto maiores forem os quanta de energia utilizada para tal fim.
Pode-se deduzir que o magnetismo, humano ou espiritual, é responsável por diferentes modalidades de cura, compreendendo-se que o poder de cura é variável de pessoas para pessoas e é decorrente do fluído magnético emanado pelo pensamento, sob a ação da vontade.
As curas espirituais, consideradas como milagres, podem ser concebidas à luz da Ciência Quântica, que são realizados pela força do pensamento que é um atributo da mente.
Ação da prece - Transmissão do pensamento:
O Espiritismo nos faz compreender a ação da prece, ao explicar a forma de transmissão do pensamento. Devemos imaginar todos os seres, encarnados e desencarnados, mergulhados no fluido universal que preenche o espaço, assim como na terra estamos envoltos pela atmosfera. Esse fluído é impulsionado pela vontade, pois é o veículo do pensamento, como o ar é o veículo do som.
A energia da corrente está na razão direta da energia do pensamento e da vontade.
Pela prece, o homem atrai o concurso dos Bons Espíritos que inspiram os bons pensamentos.
Pode o homem pedir aos Bons Espíritos força para resistir aos maus pensamentos.
Para nos atenderem nisso, não é o mal que eles afastam de nós, mas é a nós que eles afastam do pensamento que nos pode causar o mal.
A prece só tem valor pelo pensamento que a informa. Para que a prece toque o
oração é necessário que cada palavra revele uma idéia.
A mente humana é responsável por todo o comando do complexo orgânico. O corpo físico trabalha por indução de variadas forças.
Quando despertamos o poder da mente na direção do bem, solidarizando-nos com as leis naturais que nos governam, limpamos a casa e favorecemos as forças exteriores a nos ajudar.
"Todos esses males vêm de dentro e contaminam o homem." O próprio homem pode se curar através da prece, pelo toque das mão e pelo grande poder da mente.
O Evangelho não ensina somente a pensar, como também selecionar os pensamentos, para que esses possam ser falados e escritos. Essa é a melhor ciência da vida: Comunicar com a inteligência disciplinada pelo bom censo.
Podemos concluir que devemos procurar sempre elevar nosso pensamento à Deus, ao Alto, mantendo boas vibrações, não abrindo brechas e levando nossa vida equilibrada e harmoniosa. Sabendo selecionar o pensamento, Ter vontade, elevação espiritual, concentração, fé, nos desviaremos do mal, promovendo bem-estar, positividade, otimismo e luz para nossas vidas

BIBLIOGRAFIA
O Evangelho Segundo Espiritismo - Allan Kardec
O Livro dos Espíritos - Allan Kardec
Rosa Cristo- João Nunes Maia pelo espírito de Miramez
Pensamentos - Pietro Ubaldi
Trabalho do Grupo de Estudos - AMERGS

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails